Você pretendia fazer aquelas almôndegas uns dias atrás, mas acabou não conseguindo. Mas, e a carne moída que você comprou, ainda está boa? Talvez. Você pode contar com suas mãos, nariz e olhos para descobrir isso. No entanto, há alguns princípios básicos que você pode seguir para ficar tranquilo. Veja o passo 1 para descobrir se o jantar ainda está de pé?
Parte 1 - Verificando a Qualidade
Verificando a Qualidade |
1 - Cheire. Quando estiver em dúvida, confie no seu nariz, dificilmente ele lhe enganará. Assim como o leite, a carne é algo que você sabe que está podre pelo cheiro. Mesmo depois de cheirar, você ainda está em dúvida? Então, provavelmente, ela ainda não estragou. Novamente, você saberá.
- Qualquer cheiro esquisito, ruim ou diferente do cheiro normal é um indicativo de que a carne estragou. Lembre-se, o cheiro normal já é um pouco azedo - um cheiro realmente ruim é o que você deve procurar.
- Mas não se esqueça, só por que a carne não cheira mau não significa que ainda está boa para o consumo, só significa que não apodreceu. Mesmo uma carne fresca pode ter bactérias que farão você se arrepender de ter comido aquele lanchinho no final da noite.
2 - Toque. Ela está grudenta ou pegajosa? Viscosa? Isso é um sinal de que está estragada. Você, provavelmente, já tocou em uma carne fresca antes, qual era a sensação? Se era algo muito diferente, jogue fora.
3 - Analise a aparência. Apesar da crença popular, a carne moída nem sempre tem aquela cor avermelhada e suculenta. Na realidade, as lojas têm muito trabalho para manter a carne daquela cor vermelha, mesmo que não seja algo natural (carne marrom simplesmente não vende). Uma carne que está ficando marrom ou mesmo cinza ainda é própria para o consumo. No entanto, se estiver ficando verde, jogue fora.
- Geralmente, a carne começa a ficar marrom ou cinza de dentro para fora. Isso ocorre por que não o oxigênio não entra em contato com o centro. É comum alguém comprar uma carne, e quando chega em casa, percebe que o centro está marrom. Mas esse é um processo completamente normal.
- Novamente, seguro aqui só significa que não está podre. Se a carne tiver a bactéria E.coli, ela terá E.coli estando fresca ou não.
4 - Deixe a carne entrar em contato com o ar. Se ela estava privada de oxigênio, pode ter mudado de cor. Deixá-la "respirar" pode reativar a mioglobina formadora de pigmento. Se a carne continuar da cor cinza e não voltar a ficar vermelha, provavelmente já estragou. Deixe-a descansar por pelo menos 15 minutos antes de desistir.
- Faça isto somente como última tentativa, se você estiver muito inseguro. A maioria das embalagens, hoje em dia, permite uma entrada mínima de oxigênio (através do plástico filme). A menos que você mesmo tenha embalado a carne novamente, isso não deve ser um problema.
Verifique a data de vencimento. Ela é somente um indicativo de quando o vendedor julga que ela ainda estará boa. Mas, geralmente, até uns dois dias depois da data de vencimento são aceitáveis.
- Isso é, claro, se o armazenamento foi adequado. Se ela estava exposta na prateleira, nem tanto. Mas, se foi congelada, ainda estará boa por meses.
Post A Comment:
0 comments:
Olá,
Seja muito bem vindo e obrigado por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post.
Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.
Obrigado pela visita e volte sempre!
Receitas & Dicas